Leia essa semana:

Parashá em PDF

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Introdução

Resumo da Parashá

Mensagem da Parashá

Não Permanecer em casa esperando

Haftará

História

Pirkei Avot

Capítulo 3

Histórias Chassídicas

Pessach Sheni

Cozinha Casher

Donuts

Palavras do Rebe

Lição de Casa
Inscrição Parashat HaShavua

  

 

 

Res

Resumo da Parashá

A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Acharei Mot - Kedoshim” – após o falecimento, sejam santificados. Esta é são a sexta e sétima porções do livro de Vaikra (Levítico).

Acharei –em seu início, somos lembrados sobre o episódio ocorrido com os filhos mais velhos de Aharon, Nadav e Avihu, sobre o qual já havíamos lido na Parashá Shemini. Na seqüência, a Parashá inicia uma detalhada descrição do serviço especial de Yom Kipur, a ser realizado no Mishkan (Tabernáculo) pelo Cohen Gadol (Sumo Sacerdote). D’us instrui os cohanim para tomarem muito cuidado ao entrar no Mishkan. E em Yom Kipur, o Cohen Gadol entra na parte mais sagrada do Mishkan.

Ele seguirá um ritual único, usando vestimentas especiais, oferecendo sacrifícios e incenso e tendo como obrigação expiar pela sua casa e pelo povo todo de Israel. Este ritual é relembrado até hoje na leitura da “Avodá”, durante a repetição de Mussaf de Yom Kipur em nossas Sinagogas.

Seguindo a ordem de que Yom Kipur e suas leis de jejum e abstinência de trabalho, as quais seriam observadas eternamente pelo povo judeu como um dia de perdão - “Shabat HaShabaton” - a Tora então ensina a proibição da oferenda de korbanot (sacrifícios) fora das instalações do Mishkan (Tabernáculo e, no futuro, no Templo). E como conclusão dessa primeira porção, nos é assegurado que o povo judeu merecerá a entrada na terra de Israel e manterá sua santidade, garantindo assim sua permanência nela.

Kedoshim – está é a sétima porção do livro de Vaikra (Levítico). Ela inicia com a ordem de D'us para toda a nação de Israel ser santa, imitando a suprema santidade do próprio D'us.

E a Tora prossegue ensinando várias mitzvot através das quais podemos atingir a santidade, abrangendo uma grande variedade de assuntos, tanto com mandamentos positivos, como inferências negativas, lidando com nosso relacionamento ímpar com D'us e com nosso próximo.

Esses assuntos abordam desde Shabat, passando por relações familiares, escravagismo, Kilaim (misturas proibidas) e até mesmo a descrição de punições para relações humanas proibidas, conforme enumerado na Parashá Acharei.

E essa porção conclui com o mandamento, mais uma vez, para que sejamos um povo santo e distinto dentre as nações do mundo.

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Men

Mensagem da Parashá

Não Permanecer em Casa Esperando

"Amarás a teu próximo com a ti mesmo”    (Vaikra 19, 18)

Nesta parashá aparece o preceito Divino de amar ao próximo como si mesmo. Rabi Akiva expressa sobre essa mitzvá: "é uma regra principal da Torá". Rabi Israel Baal Shem Tov, colocou este mandato como um dos pilares do movimento que fundou, o movimento Chassídico.

Temos na Mishná de Pirkei Avot (2:2): "todo estudo da Torá que não está combinado com um trabalho: cessará!" e o Baal Shem Tov costumava explicar que "trabalho" se refere à dedicação no amor ao próximo. E da mesma forma, para que a Torá tenha fundamento, deve estar unida com Ahavat Israel.

Porém, como há ênfase na palavra "trabalho", isto nos quer dizer que o cumprimento deste preceito deve transformar-se em uma ocupação, cuja dedicação deve ser similar a de um profissional em sua área, ou a de um comerciante em seu trabalho. Assim como o vendedor não fica sentado aguardando que alguém se intere da existência de suas mercadorias e venha a comprá-las, se não que abre um negócio em um ponto estratégico, coloca um cartaz e uma faixa na porta e investe toda sua energia para anunciar a mercadoria que oferece através de diferentes meios, para que venham a adquiri-la.

SABER O QUE FALTA

Da mesma forma, devemos ocupar-nos do amor ao próximo. Não devemos esperar até que nosso companheiro venha a nós e nos peça ajuda, senão que devemos pensar e buscar a forma de ajudá-lo, averiguar do que necessita, tanto material como espiritualmente, e dedicar-nos com todo nosso ser para suprir essa necessidade. Esta é a forma correta de "trabalhar" no amor ao próximo.

O Baal Shem Tov ensinou que a forma de aproximar a outro judeu ao espírito da Torá e das Mitzvot é fazendo-lhe um bem no plano material.

Além de cumprir com o preceito de amor ao próximo, isto provoca no espírito de nosso próximo um acercamento, uma aproximação, até torná-lo em um recipiente para espiritualidade.

Ao fazer um bem a outro, não deve existir uma finalidade oculta, ao contrário, deve fazer o favor incondicionalmente, só que a ajuda material logra também uma aproximação até o espiritual por parte do receptor.

A TAREFA COMPLETADA

A perfeição na Mitzvá de Ahavat Israel se consegue quando se consolida completamente ao companheiro até que ele mesmo possa ajudar a outros.

O mesmo, no plano espiritual do cumprimento da Torá e seus preceitos, quando se teve sucesso que nosso companheiro está em condições de transmitir e ajudar a outros, então teremos alcançado a excelência nesta Mitzvá.

Há quem argumente que não se sente capaz de ensinar a outros. Devem saber que não é assim. Nossos Sábios nos dizem no Pirkei Avot: "Quem é Sábio?. Aquele que aprende de toda pessoa". Daqui, em que cada qual possui algo único, e com isso pode transmiti-lo a outros. Nesse ponto, é "rico" e deve ajuda, compartilhando-o com os demais.

Quando um Iehudi ajuda ou ensina a seu(sua) próximo, se cumpre para ambos o versículo do Mishlei: "D-us Ilumina os olhos de ambos", O Todo Poderoso outorga a ambos, ao doador e ao receptor, um sem fim de bênçãos do Céu.

Likutei Sichot, Vol 1 Pg 260

 

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Haf

Haftará

História

Está haftará está relacionada com a Parashá Acharei, aonde D’us adverte o Povo de Israel a não imitar os modos imorais dos Cananitas, pois se não a terra os expelirá para o exílio (Levítico, 18:28). O profeta Amos os adverte que eles, naquele momento, já estavam parecendo os Cananitas e que logo seriam expulsos da terra. Ainda, o profeta fala sobre a redenção quando D’us os retornará as suas fronteiras e reconstruirá o reino de David. Então, cidades desoladas serão reconstruídas e a vida será prospera e em paz para sempre.

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Coz

Capítulo 3

"Reza pelo bem estar do governo porque sem o temor que este infunde, um homem engoliria o outro vivo" - Rabi Chanina (Avot 3:2)

Deves rezar não somente pelas tuas próprias necessidades senão também pelas necessidades de todo o mundo.

Os Justos, Tzadikim, são sensíveis à dor dos outros, como expressa o Rei David no Tehilim, Salmos, 35:13: “quando outros estavam enfermos ele vestia roupas de trapo, jejuava e rezava por sua recuperação”.

Portanto, tua preocupação deve ser que todo ser humano tenha paz. E a maneira de alcançar essa paz é rezar pelo bem-estar dos governos que dirigem as nações.

Rabenu Iona

 

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Pessach Sheni - Seu Significado?

Um ano após o êxodo do Egito, o povo judeu fez a oferenda de Pessach no décimo quarto dia do mês de Nissan. Mas nem todos puderam realizá-la. A escritura relata (Números, 9:6): "Havia alguns homens que estavam ritualmente impuros (pelo contato com mortos) e incapazes de preparar a oferenda de Pessach naquele dia. Aqueles disseram: 'Por que deveríamos ser privados de fazer a oferenda do Senhor no seu tempo marcado entre os filhos de Israel?' Moshe respondeu: 'Aguardem, e eu ouvirei o que o Senhor ordenará a respeito de vós'. D'us falou a Moshe: 'Se qualquer pessoa de vós ou de vossas gerações futuras estiver ritualmente impura ou numa jornada distante, ainda assim fará a oferenda de Pessach ao Senhor. Deverá efetuá-la no décimo quarto dia do segundo mês'..."

É dada uma nova oportunidade àquele que não ofereceu o sacrifício de Pessach no tempo certo - 14 de Nissan - para fazê-lo no dia 14 de Iyar, data denominada de Pessach Sheni, o Pessach do segundo mês, no qual costuma-se, hoje em dia, comer um pedaço de matzá, o que é oportuno especialmente nesse Shabat que está ligado diretamente com essa data.

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Ingredientes da massa

- 1 Kg de farinha de trigo peneirada

- 350 g de açúcar

- 400 g de batata cozida amassada

- 100 g de margarina derretida

- 4 ovos

- 400 ml de leite de soja

- 15 g de fermento de bolo

- 1 pitada de sal, baunilha e bicarbonato

Preparo

Numa batedeira bata bem os ovos até estarem bem leves, acrescente o açúcar e continue batendo. Coloque a margarina, leite, de soja batatas amassadas e a baunilha. Bata até que tudo esteja bem misturado. Reserve.

Peneire numa tigela a farinha de trigo, sal, fermento e bicarbonato. Acrescente a mistura reservada e amasse bem. Coloque a massa num saco plástico e leve a geladeira por 12 horas.

Retire metade da massa da geladeira, abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter a espessura de 1 e ½ cm. Corte com um cortador de doughnuts, ou então com 1 copo de 10 cm de diâmetro. Se quiser o furo no meio, corte o meio do disco com um copo de licor. Frite em óleo bem quente até que estejam bem dourados. Salpique com açúcar de confeiteiro ou cubra os donuts com chocolate derretido. Pode-se também colocar um recheio de creme.

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Lição de Casa

“Não julgue seu amigo até que tenha estado no lugar dele” (Avot)

É mais fácil notar os erros dos outros do que os nossos. Nossa tendência é termos uma certa cegueira com nossos enganos, porém sabemos que não nascemos completamente desenvolvidos. É preciso muita experiência e prática para se tornar um especialista em alguma coisa. Devemos ser igualmente compreensivos quanto às falhas dos outros.

Às vezes queremos motivar as pessoas a se aperfeiçoarem. Nosso reflexo automático pode ser admoestar ou repreender duramente, mas devemos perceber que este não é um método muito bem-sucedido de provocar a mudança. Coloque-se no lugar da outra pessoa e imagine de que maneira você gostaria de ser repreendido sobre uma falha que possui.

O Criador do universo, nos ensina que em situações nas quais devemos criticar alguém, é essencial começar com um elogio. É sempre mais fácil escutar palavras desagradáveis depois de ouvir alguns pontos positivos. Isso segue o conceito que discutimos acima, que o melhor método de comunicação é por intermédio do amor. Concentre-se em amar a pessoa, e poderá ver e discutir suas falhas de maneira positiva.

Se você elogiar alguém, conseguirá sua atenção. É importante, no entanto, ser sincero naquilo que diz. Se o ouvinte suspeita que o elogio é falso e meramente uma introdução à crítica, suas palavras cairão em ouvidos moucos.

Coloque-se na posição da pessoa e pense de que maneira a crítica soará para ela. Enfatize suas palavras elogiosas e depois sutilmente mude para a necessidade de uma pequena melhora para ser merecedor de mais elogios. Assim, a crítica não se destaca tanto, fica indireta, e sua amizade permanece intacta.

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